quarta-feira, 23 de abril de 2008

CONSTRUINDO CIDADANIA NA ESCOLA

PROJETO CONSTRUINDO CIDADANIA NA ESCOLA
Professora :
Maria José Wanderlei
JUSTIFICATIVA:
A Escola deve ser uma instituição que leve o aluno a uma busca constante de cidadania. No atual contexto escolar, é urgente uma reflexão-conscientização e engajamento dos segmentos da escola que permita construção de uma cidadania ativa, ensejando um ambiente de conviver bem, sem vilência ou discriminação ecom muito amor. Só assim proporcionaremos esperança, auto-estima, valorização e intervenção social do aluno junto a realidade em que vive.
OBJETIVO:
Praticar a cidadania resgatando o patrimônio escolar, o respeito, a solidariedade, afetividade, laçoes de convivência, auto-estima, direitos e deveres, não só no campo da legislação, mas principalmente como participação democrática, envolvendo todos os segmentos da escola e comunidade.
METODOLOGIA:
- Envolvimeto de todas as disciplinas e segmentos dentro e fora da sala de aula. Para as disciplinas: cidadania e meio ambiente, sociologia, filosofia, religião e artes em sala específica.
- Práticas de motivação - construindo cidadania
- Atividades integradoras: (A arte de ouvir, A arte de amar, Eu e o outro, A afetividade como estímulo, Laços de convivência, Diálogo (rodas de conversas-experiências dos alunos e comunidade), Construção do grupo, Músicas, dramatização, poesia, danças, cordel, etc. (trabalhos construídos em grupo));
-Leitura de imagens ( vídeos didáticos (educação para a paz, ética, sexualidade, cultura, meio ambiente, inclusão, contra a violência e discriminação), etc.
-Desenvolvimento de habilidades: Leitura, comunicação oral e prática de escrita ( linguagem formal e informal)
-Textos abordados alguns Humanistas da cidadania: Betinho, D. Helder, Irmã Dulce, Paulo Freire, Gandhi, Luther King, Madre Tereza, etc.
- A importância do voto na participação democrática (Estatuto do menor e do adolescente, Estatuto do idoso, etc.).
- Palestras: Conselho tutelar, membros da comunidade, patrulha escolar, etc.
- Sala específica co TV, DVD e SOM
-O dado da paz.
R E C U R S O S
Material de expediente diversos.
Sala especial com equipamentos eletrônicos, como: DVD, TV, etc.
Textos diversos relacionados ao tema
Parcerias.
PRODUTO FINAL -Praticando cidadania
Aproveitar os espaços do ambiente escolar favorecendo atividades extra classe aos alunos e comunidades, conscientizando-os da importância do trabalho coletivo para as mudanças sociais ( Feiras diversas, hortas, limpeza, cuidar do patrimônio escolar, etc.)
FONTE DE PESQUISA
- Livros, revistas, jornais, fotografias, pinturas, depoimentos orais, textos narrativos e poéticos, músicas, etc.
CRONOGRAMA: durante o ano todo.
1ª etapa-integração - conscientizando-construindo: 3 meses
2ª etapa-construindo-praticando: 9 meses
AVALIAÇÃO:
- A cada aula juntamente com os alunos.
Mensal com representantes dos segmentos da escola.
PUBLICO ALVO:
alunos de 5ª a 8ºª séries e Ensino Medio, podendo ser adaptado de 1ª a 4ª série.

Profª Maria José Wanderlei

Nenhum comentário: